clareamento dental
PRÓTESE

Essa especialidade tem como objetivo principal a reabilitação bucal em todas as suas funções, ou seja, devolver, restaurar, repor os dentes. O cirurgião-dentista especializado em prótese dentária chama-se protesista e não deve ser confundido com o técnico em prótese dentária (protético), que presta serviço para o cirurgião-dentista e não pode atender diretamente o paciente de odontologia.

Essa é uma área muito importante da odontologia, pois a ausência de dentes pode ocasionar vários problemas como: a movimentação dos dentes vizinhos para o espaço do dente ausente provocando todo o tipo de desequilíbrios nas arcadas dentárias; dificuldade na mastigação de alimentos mais consistentes; problemas estéticos e fonéticos.

Para restaurar as funções: mastigatória, estética e fonética,  e minimizar os efeitos acima referidos, fazem-se as próteses dentárias.

A próteses dentárias podem ser removíveis (o paciente pode-as tirar sempre que o desejar), ou fixas (cimentadas no lugar com uma “cola” especial e só o dentista poderá removê-las). Ambas as próteses podem ser parciais, quando há ausência de alguns dentes; ou totais, quando não há nenhum dente presente. As próteses fixas só podem ser totais no caso de implantes e são chamadas de Overdenture.