clareamento dental
PERIODONTIA

É a especialidade que estuda e trata as doenças do periodonto – conjunto de estruturas que, juntas, formam um sistema de implantação e de suporte dos dentes. O periodonto é formado por osso alveolar, ligamento periodontal e cemento (periodonto de sustentação) e pelo tecido gengival (periodonto de proteção).

As alterações patológicas nessa estrutura são chamadas doenças periodontais, gengivite e periodontite.
A função do periodonto é a inserção do dente ao tecido ósseo dos maxilares e conservar a superfície da mucosa mastigatória da cavidade bucal.

O periodonto também é chamado de aparato de inserção ou de tecido suporte do dente e estabelece uma unidade funcional biológica e evolutiva que sofre modificações com a idade e com relação às modificações do meio bucal.

A maioria dos casos de periodontite é a conseqüência de uma higiente oral inadequada que favorece o acúmulo prolongado de placa bacteriana e tártaro entre os dentes e as gengivas, favorecendo assim a formação de cavidades profundas entre a raiz do dente e o osso subjacente.

Os principais sintomas dessa doença são sangramento gengival e mau hálito e, caso nenhum tratamento seja realizado, pode-se perder o elemento dental envolvido.