clareamento dental
ENDODONTIA

É a especialidade é responsável pelo estudo da polpa dentária (conhecido popularmente como “nervo do dente”), de todo o sistema de canais radiculares, bem como das doenças que os afligem.

O tratamento endodôntico (ou o tratamento de canal) é necessário em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentário, trauma ortodôntico e lesões endo-periodontais que atingem a polpa dental.

Esse tratamento consiste em variadas manobras técnicas nas quais a polpa é removida, as paredes internas e a luz dos canais higienizados e o sistema de canais selados (obturados) hermeticamente com um material chamado guta-percha, visando restabelecer a normalidade dos tecidos dentais, ou pelo menos manter a estrutura dental em seu alvéolo sem presença de inflamação ou infecção.

A limpeza e modelagem do sistema de canais radiculares se faz pelo uso de instrumentos endodônticos manuais (aço inoxidável ou Níquel/Titâneo). Outra possibilidade mais recente é o emprego de instrumentos acionados por motor elétrico (instrumentos rotatórios) que agilizam o tratamento e proporcionam maior conforto para o paciente.